A internet e as telecomunicações revolucionaram o mundo. Desde a forma como nos comunicamos, nos relacionamos e também compramos.
E essa força dos meios de comunicação chegou até o comércio. Com a internet o pequeno empresário passou a ter visibilidade de gente grande. Mas será que um pequeno e-commerce tem poder de fogo para vencer os grandes varejistas? Será que realmente o que vale agora é o tamanho do seu cérebro e não o da sua carteira?
Discussões filosóficas a parte, o fato concreto é que se por um lado o grande varejista continua tendo armas como o poder de compra em escala gigantesca, capilaridade de rede física e distribuição, grandes estruturas de suporte, ele também sofre com esse gigantesco. Por outro lado, ao invés de bater de frente com grandes players do mercado o pequeno varejista online deveria se aproveitar daquilo que o grande não tem.
Listamos abaixo 3 vantagens que o pequeno varejista online tem e que são praticamente impossíveis para o grande varejista:
1 - Atendimento personalizado
Somente o pequeno varejista consegue atender no telefone ou mandar um email extremante pessoal para o seu cliente online. Experimente tentar falar com o suporte pós-venda do Wallmart. Você será atendido por uma pessoa fria, com um script em mãos e sem poder nenhum de decisão. No caso do pequeno empresário online, muitas vezes é o próprio dono ou alguém muito próximo do centro de decisão que vai resolver o problema ou questionamento do cliente
2 - Controle de qualidade
No pequeno varejo é o próprio dono ou alguém dentro do processo produtivo sobre sua supervisão que vai separar, embalar e postar no correio a encomenda. A possibilidade de despacho de um item danificado ou fora da especificação desejada pelo cliente é mínima. Em grandes varejos, todo esse processo ocorre muitas vezes em centros de distribuição e classificação que apesar da técnica apurada esta sujeito a vários problemas. Basta ver no Reclame Aqui e outros sites especializados a quantidade de reclamações com varejistas como Americanas.com e Extra.com
3 - Adaptação e personalização
Os grandes varejistas tem pouco interesse na personalização de seus produtos. O ganho aqui é na escala e volume, pois as margens são pequenas. Já os pequenos varejistas podem personalizar cada pedido e cobrar por isso. O grau de adaptação do pequeno varejista online é na verdade seu grande diferencial.
Concluindo, mesmo estando dentro de um mesmo ramo de atuação de grandes varejistas é possível atuar com um nicho e explorar esse nicho ao máximo.