Marketing em mídias sociais


As mídias sociais que tem com maior expoente, mas não único, as redes sociais explodiram no Brasil e no mundo. Redes sociais como Facebook e Twitter se incorporaram ao linguajar dos brasileiros. Hoje é comum vemos as pessoas falarem sobre o "face" como se estivessem falando de televisão.

Todo esse movimento trouxe consigo uma nova visão das mídias sociais para as empresas. Mas será que para realmente aproveitar o poder das mídias sociais basta abrir uma página para sua empresa no Facebook e disparar diariamente promoções? Não, isso não é nem o começo de uma estratégia inteligente que realmente faça um fã da marca se converter em um comprador de verdade.

Qualquer esforço que valha a pena em investir em marketing nas mídias sociais passa por alguns pontos básicos que já frisamos muito aqui no blog, mas que sempre vale a pena ressaltar:

Tenha um plano

Não basta abrir contas em redes sociais. Marketing é estratégia e modelo de gestão e não publicidade e propaganda. A internet passa a falsa ilusão de que todo mundo é especialista e que marketing nas mídias sociais é venda. Não é! Saber quem é seu cliente, o que ele gosta, segmentar, ter uma linha e objetivos e metas a atingir vem ANTES de abrir uma conta em qualquer rede social. É preciso entender de verdade o que é  marketing para que o uso das mídias sociais seja bem sucedido.

Produção de conteúdo

Qual o conteúdo será produzido, por quem, em qual quantidade. Como será distribuído e quem fará as medições dos resultados. E você achava que bastava publicar uma foto do seu produto e pronto. Não e não. A simplicidade do uso das ferramentas leva o leigo a acreditar que vender pelas mídias sociais é simples.

Não existe almoço grátis

Muita gente faz divulgação no Facebook ou Twitter porque propaganda no Facebook é de graça. Não é mesmo! A ferramenta é gratuita, mas você precisará contabilizar o tempo e dinheiro gasto das pessoas que vão produzir conteúdo, a publicação, o monitoramento e tudo mais que envolve qualquer ação de marketing. 

Concluindo, não existe aqui o desejo de desmerecer as mídias sociais como canal de marketing, muito pelo contrário. O intuito é mostrar que não existe uma atalho mágico e que muito esforço deve ser realizado em planejamento para que os resultados realmente apareçam.