Alguns empresários não separam a vida pessoal da profissional. São em geral 12 a 14 horas por dia de trabalho, envolvendo os finais de semana. Esse comportamento arraigado leva a outro bastante perverso para a saúde financeira da sua empresa: Não separar o caixa da empresa do seu caixa pessoal.
Para manter a liquidez empresarial é preciso um controle rígido de todo dinheiro que entra e de todo o dinheiro que sai. Não é preciso softwares complexos ou planilhas com múltiplos códigos. Na verdade, o controle básico de caixa é bem simples, porém, de vital importância para a empresa.
Ter o hábito de anotar diariamente todas as compras e todas as vendas, sejam elas de que valor forem é condição básica para saber a quantas andas a empresa. Muitos empreendedores recebem "muito dinheiro" mas estão sempre no vermelho. Por que isso acontece? Pode ser um desiquilíbrio entre o período de pagamento dos fornecedores e o recebimento dos clientes, gerando um descompasso no caixa da empresa.
A busca por corte de custos deve ser incessante e permanente. Busque sempre a perenidade da sua empresa. Faça cortes com inteligência, não comprometendo a capacidade da sua empresa de te entregar um bom produto ou serviço e invista sempre em atendimento e marketing.
Acredito firmemente que a educação financeira começa no nível pessoal e que esse conhecimento pode e deve ser levado para o mundo empresarial. Aproveito para repassar abaixo um vídeo muito bom do PortalEducação sobre o tema:
Sr. Site
www.srsite.com.br