É comum ouvirmos nos trabalhos de consultoria que realizamos que o mercado esta mesmo prostituído com preços muitas vezes praticados abaixo até do preço de custo. Isso em todo tipo de mercado, seja varejo ou serviços. Apesar de ser uma verdade, existe uma forma de sua empresa escapar dessa enrascada: não brigue por preço, venda valor.
Preço é uma importância monetária que você paga por um serviço ou produto. Valor extrapola essa questão puramente financeira. O valor é multidimensional pois envolve o valor financeiro, mas também envolve questões como segurança, status, garantia, prestígio, etc. Algumas empresas trabalham claramente focadas em preço e quando o concorrente baixa o preço mais ainda, elas reclamam. Nesse cenário não há muito o que fazer, pois foi você mesmo que se colocou nessa posição. Observe o caso da montadora de carros Honda. Desde o começo das suas operações no Brasil ela se posicionou vendendo valor. De fato, um carro na mesma categoria de outras fabricantes produzido pela Honda tem um preço mais caro, pois a Honda definiu que iria vender Valor. Ter um carro Honda é sinônimo de confiança, prestígio.
E como vender valor em um mercado que esta cada dia mais interessado em preço? É preciso investir em educação do seu cliente. Sim, não vai ser amanhã de manhã que sua loja via poder abrir as portas com o preços remarcados. O processo de educar o cliente leva certo tempo, mas o resultado é certo. O seu cliente deve perceber que estará pagando não somente pelo seu produto ou serviço, mas que estará também levando um serviço de primeira, uma assistência técnica personalizada ou qualquer outro que for o seu diferencial. Na verdade, você deve criar um diferencial claro e torna-ló palpável para o seu cliente. Se seu diferencial é: atendemos você na sua casa com hora marcada, não vá chegar atrasado, ok?
As ferramentas digitais são um excelente aliado para educar seu cliente e ensina-ló a perceber valor na sua oferta. Seja criando um Newsletter semanal ou enviando um alerta que esta na hora de atualizar algo: Seu seguro do carro, os preparativos para festa do aniversário do seu filho que esta chegando, ou a persiana da sua casa.
Enfim, não entrar no oceano vermelho da disputa ferrenha por preço é o primeiro passo para que seu cliente olhe de forma diferenciada para você. Os hotéis Hilton e a Ferrari estão vivas até hoje o que mostra que o posicionamento correto de valor gera uma percepção nos clientes que se traduzem em mais vendas no longo prazo.
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