Imagine um mundo onde o conhecimento é livre e flui sem fronteiras geográficas, econômicas ou de línguas. Esse local se chama internet. Todos nos que navegamos na internet somos ao mesmo tempo consumidores e produtores de conteúdo. Quando expressamos nossa opinião a respeito de um determinado assunto como por exemplo, postando uma crítica sobre um produto que compramos no site do vendedor, estamos na verdade construindo uma enorme base de conhecimentos.
As empresas mais antenadas já perceberam que os seus clientes estão na internet procurando não produtos ou serviços, mas sim, soluções para seus problemas. Quando alguém digita no Google ou outro motor de busca "alergia a cobre" essa pessoa esta buscando informações que possam ajuda-lá a lidar com um problema particular em relação ao cobre. Ela pode estar querendo descobrir quais são os sintomas de alergia a cobre, como tratar, produtos antialérgicos e até mesmo nomes de médicos ou remédios especializados nesse assunto.
Agora, imagine no cenário acima que sua empresa é uma revendedora de produtos antialérgicos. Como você pode alcançar esse cliente? Como você pode realizar seu objetivo maior que é fazer uma venda e atender a uma necessidade expressa de um cliente. Bom, na internet, o primeiro passo é ser encontrado. E como seu site pode se destacar dos demais concorrentes que vendem também produtos antialérgicos? A resposta se chama conteúdo. Imagine dois cenários: A empresa 1 tem um site básico com a fotos, preços e descrições do seus produtos e a empresa 2 além disso tem também uma seção de dicas e artigos com informações diversas sobre o tema em questão, alergia a cobre. O site número 1 resume sua missão em vender um produto específico. Mas e se o cliente ainda esta na fase de entendimento e busca de soluções para seus problemas? O que você acha? Qual site vai ser mais útil para esse cliente em potencial? Com certeza, se o site número 2 fornece dicas, artigos, nomes de médicos e avaliações de medicamentos, se lista casos semelhantes ao seu e como eles foram tratados (de preferência inserindo no cenário um produto que você revende), qual será probabilidade de fechamento da venda? Sem dúvida nenhuma será muito mais fácil que ele compre desse fornecedor em detrimento daquele que meramente "empurra uma solução garganta abaixo".
O exemplo acima pode ser direcionado para qualquer outra área ou empresa: farmácias, lojas de sapatos, roupas, material de construção civil, escola de idiomas, etc. Tenha em mente que cada vez que você ajuda um cliente a resolver um problema que ele esta tendo, mais pontos você marca com esse cliente. Ainda que a venda não seja imediata, com certeza, ela ocorrerá no momento certo e para a pessoa certa. O resultado? Clientes satisfeitos e perenidade da empresa.
Sr. Site