O crescimento do e-commerce anualmente tem sido muito maior que o crescimento do varejo físico tradicional. Isso tem atraído cada vez mais empreendedores para o mundo virtual, sendo criando uma extensão do seu negócio físico ou mesmo iniciando seu primeiro negócio online.
Esse ambiente condensado tem tornado a concorrência muitas vezes predatória. Alguns comerciantes para se manterem na dianteira das vendas tem comprometido totalmente suas margens de lucro praticando preços irreais e que a médio e longo prazo vão tornar a empresa inviável.
A margem de lucro é o fator que manterá a loja viva a longo prazo, porém, existem diversos fatores que devem ser pensados e trabalhados para que a empresa realmente se mantenha viva e saudável. O empreendedor deve constantemente rever sua estratégia, precificação, posicionamento, negociar com fornecedores prazos de pagamento e melhores taxas com operadoras de cartão de crédito. Esse conjunto de medidas vai produzir um resultado global que favorecerá a perenidade do negócio.
Alguns pontos merecem especial atenção do lojista:
Propaganda - Se sua empresa não é conhecida ela não será lembrada. Foco em propaganda e promoção são fundamentais para atrair clientes. Estima-se que 80% do investimento anual em uma loja virtual é gasto com propaganda e promoção.
Plano estratégico - Fundamental para qualquer empresa, mas ainda mais relevante para um negócio virtual. Segmentação, posicionamento, análise dos concorrentes são fatores básicos que devem estar em todos os planejamentos. Esse plano deve ser revisto pelo menos de 6 em 6 meses ou em um tempo mais curto quando mudanças macro-econômicas ou legislativas acontecerem.
Fornecedores - A boa venda começa com uma boa compra. Ter bons parceiros comerciais com os quais você consiga administrar um bom ciclo financeiro são condições fundamentais para o bom desenvolvimento do seu negócio online.
Logística azeitada - Ter uma loja virtual não é simplesmente ter um site hospedado em um servidor. É preciso entregar o que foi vendido. No Brasil os Correios tem papel fundamental, mas contar com um outro operador logístico como uma transportadora pode ser fundamental para conseguir fazer as entregas em momentos de oscilação nos Correios como período de greves.
Seguindo as dicas acima as chances do seu e-commerce ter uma maior rentabilidade é bem maior.
Sr. Site