Fale mais do que o consumidor gosta e menos de você

Se você tem uma empresa, seja ela de que porte e ramo for, você sempre quer falar sobre ela. Isso é normal e demonstra o seu orgulho pela sua criação. Mas quando esse comportamento é transportado para o seu marketing ele passa a ser um problema. As pessoas em geral, não querem ouvir dizer o quanto sua empresa é legal, o quanto os seus serviços são sensacionais, etc. As pessoas querem é serem ouvidas. Elas querem saber como você e sua empresa podem resolver os problemas delas.

Muitos estrategistas de marketing motivados por gestores orgulhosos adoram falar de si e das suas empresas. Conheço o caso de uma média empresa de tecnologia da informação em Minas Gerais, cujo sócio majoritário era uma pessoa muito vaidosa. Então, nas peças publicitárias da empresa tudo que se via eram exaltações de como a empresa era maravilhosa. O dito empresário não perdia a oportunidade perante um cliente de se autoelogiar e mostrar como era inteligente e sua empresa sensacional. Mas os clientes queriam mesmo era saber o que essa empresa poderia fazer por elas.

Não caia na tentação do tolo empreendedor acima descrito. Seja via seu site, pelas mídias sociais, redes online de contatos ou via mídia offline procure falar o que interessa aos seus clientes. Não interessa se você vende meias ou peças para usinas hidreletrícas. O que interessa ao cliente é como seu produto ou serviço resolverá um problema dele.

Toda a comunicação de uma empresa deve ser direcionada a mostrar aos seus clientes que os problemas e dores deles são ouvidos e que você pode ajudar a resolve-lós. Não fale de características de produtos mas sim de soluções que seu produto ou serviço traz ao seu cliente.

Outra coisa muito importante: Seja uma referência na sua área de atuação. Espalhe conhecimento sobre o que você faz. Novamente, as redes sociais,os blogs e sites estão ai para serem usados como canais gratuitos de divulgação de conhecimento. Tenha humildade e compartilhe o máximo que você sabe. Você se tornará perante os seus atuais e futuros clientes uma referência em certo assunto. E no momento que um desses seus potenciais clientes passar por uma necessidade ele com certeza vai recorrer a você.

Enfim, o cliente quer um fornecedor hoje em dia que o ouça, que passe conhecimentos e que traga soluções. Reflita se sua mensagem promocional hoje em dia foca nessas questões.

Sr. Site
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