Como criar páginas de captura de leads

Antes de mais nada vamos fazer um nivelamento sobre o que trata esse post: Leads. Leads são oportunidades de negócio. São pessoas ou empresas que se interessam pelo que você vende. O grande desafio de todas as empresas, pequenas ou grandes é obter leads. Leads são o que movem uma empresa e é a partir de bons leads que as vendas acontecem.

Se sua empresa não tem um site esta perdendo uma ótima oportunidade de geração de leads. Se sua empresa já tem um site, ela esta fazendo uso corretamente dele para geração de leads? Imagine o cenário: uma pessoal descobre sua empresa e acessa o seu site. Ela navega pelas páginas, se interessa pelo seu produto, mas decide que ainda não é hora de comprar o que você vende. Nesse cenário, o cliente entra e sai da sua loja e não é "aborado" em momento nenhum por você para ajuda-ló. E se ele fosse o tempo todo que esta navegando no seu site, solicitando a preencher um cadastro com nome e email para receber dicas e promoções da sua empresa? Não estariamos ai começando a gerar um relacionamento com esse cliente? Não seria possível então, aumentar suas possibilidades de vender para esse cliente?

As páginas da captura de leads são páginas do seu site que tem a função exclusiva de capturar mais informações sobre um determinado cliente, permitindo assim que a empresa aproveite ao máximo cada visita que um cliente anônimo faz ao seu site. Deixar um cliente entrar no seu site e sair sem ao menos saber qual é o seu nome é um desperdício de tempo e dinheiro que você não pode se dar ao luxo.

Para elaborar uma boa página de captura de leads o primeiro objetivo é saber o que seria valor para seu cliente. Um e-book? Um cupon de desconto? Um newsletter? Um convite? Você é que tem que descobrir o que pode interessar o potencial cliente do seu mercado. Feito isso é preciso caprichar no visual da página, facilitando ao máximo que o cliente faça a conversão desejada, ou seja, que ele preencha o cadastro, que baixe o e-book, que se inscreva em um newsletter ou seja lá o que for que você esta ofertando em troca das informações do cliente.

Temos o caso de um cliente que tem um restaurante de comida japonesa. Ele tinha uma grande quantidade de visitas em seu site. Sabíamos disso pois usamos o Google Adwords para monitorar o tráfego no site, mas esses clientes não solicitavam mais informações. Fizemos uma página de captura para esse site e depois de 1 mês mais de 1.000 pessoas haviam se inscrito. Qual a isca? Oferecemos 5% de desconto para o cliente que curti-se a página do restaurante no Facebook. Ou seja, uma ação cruzada. O resultado foi que as vendas do restaurante estão crescendo mês a mês e principal, sobre uma base de clientes fiéis. Sim, pois toda vez que o fã do restaurante no Facebook comparece ao restaurante ele ganha um próximo código de desconto, gerando no cliente o senso de "oportunidade" fazendo-o voltar ao restaurante numa ação que já se tornou um ciclo virtuoso.

É fundamental que sua página de captura de leads seja clara, limpa e que mostre ao seu cliente exatamente o que ele ganha quando preenche aquele cadastro. A base de informações que vai se formando torna-se um ativo precioso para a empresa que vai poder usar essas informações de forma ativa para gerar mais vendas para a empresa.

Aproveite o poder que seu site tem de gerar novas oportunidades de negócio. Crie uma página de captura de leads e torne o seu processo de vendas ativo.

Sr. Site