Frete grátis impulsiona vendas em lojas virtuais

É sabido que o frete grátis é uma ferramenta para incrementar as vendas em lojas virtuais. De fato, muitos consumidores online dão preferência para lojas que entregam seus produtos com o frete grátis. É preciso, entretanto, por parte do lojista, sabedoria para usar o frete grátis.

Associar vendas de valores mais altos a entrega com frete grátis passou a ser uma regra no inconsciente coletivo dos consumidores online. No começo do e-commerce na país o frete grátis estava associado a questão do valor da compra. Quando a compra tinha um valor superior a determinado patamar a entrega era gratuita. Uma espécie de brinde ou bônus.

Acontece que nem todo produto deveria ser ofertado com frete grátis. Grandes varejistas que tem uma musculatura mais para negociar contratos favoráveis com fornecedores e também com operadores logísticos costumam oferecer promoções do tipo "toda loja com frete grátis". O pequeno empresário, entretanto, deve observar com calma qual o produto ou patamar de compras lhe permite entregar um produto com frete grátis sem corromper sua margem de lucro.

O frete também é um bom argumento de vendas no momento que uma pessoa esta comprando um produto associado a compras por impulso, ou seja, aqueles produtos que são considerados até certo ponto "superfúlos" e onde qualquer iniciativa por parte do lojista para ajudar o cliente a decidir pela compra é importante. Nesses casos, o frete grátis é fundamental, pois é uma barreira que esta sendo retirada para que o cliente decida-se por comprar.

O lojista deve observar atentamente através do painel de administração da sua loja virtual se estão havendo muitos abandonos exatamente no momento de calcular o frete. Estratégias de remarketing podem ser aplicadas a esse cliente que abandonou a loja com a oferta de frete grátis na próxima vez que o cliente voltar a loja. Existem mecanismos tecnológicos que permitem fazer essa ponte.

Concluindo, tudo refere-se a questão de usar o frete grátis como ferramenta de incentivo a venda, desde que os custos da empresa estejam sobre controle e o frete passe a ser mais uma ferramenta estratégica de vendas.