3 dicas para evitar que sua newsletter caia na caixa de SPAM

Praticamente todos os programas de correio eletrônico, sejam eles via webmail, ou seja, sem instalação de um programa na máquina do usuário, o via um cliente de correio com instalação no computador como o Outlook possuem o chamado filtro Anti Spam. Esses programas são responsáveis por filtrar a partir de certos critérios emails que teoricamente seriam spams. Spams são aqueles emails indesejados que nos recebemos diariamente nas nossas caixas postais.

Os programas anti-spam cumprem um importante papel, não só por otimizar o nosso tempo com leituras que nos interessem como também em questão de segurança, evitando que vírus e outros programas maliciosos nos atinjam sem que nem mesmo possamos perceber.

Entretanto, esses programas as vezes confundem emails promocionais como spams e barram a chegada da mensagem promocional da sua empresa ao seu cliente ou prospect. Para ajudar a diminuir a quantidade emails que sua empresa vai ter bloqueados por esses programas preparamos algumas dicas básicas:

1 - Só envie emails para clientes que autorizaram. Parece básico e quase um mantra no meio das agências digitais, mas por incrível que pareça essa regra ainda não é entendida ou obedecida pela maioria das empresas. Enviar um email marketing para uma pessoa que não solicitou é quase como que jogar dinheiro no lixo. Todos nos desconfiamos quando recebemos uma mensagem de uma empresa que nunca ouvimos falar. Claro que uma parte dessas pessoas pode se interessar pela sua oferta mas será quase um tiro no escuro. Existem, entretanto técnicas que minimizam esse tipo de problema, mas é necessário uma assessoria profissional para que você consegui atingir esses clientes em potencial. Se você não tem ou não sabe quais técnicas utilizar, não arrisque.

2 - Evite certas palavras e frases - Os programas anti-spam estão em sua grande maioria preparados para bloquear emails que tenham determinadas palavras no campo assunto do email. Palavras tais como: promoção, grátis, compre agora e outras são quase premissas para um bloqueio. Procure sinônimos para essas palavras se não quiser ver seus emails parando na lata de lixo do seu cliente em potencial.

3 - Deixe uma porta de saída - Em todos os emails que enviar, sem exceção, deixe claro um link onde o usuário pode clicar e solicitar seu descadastramento para que nunca mais receba um email seu. E cumpra o solicitado. Não envie um email novamente para um cliente que solicitou o descadastramento. Isso pode gerar inclusive um processo judicial.

Trabalhe esses três princípios básicos de forma continua e em breve você terá uma base de dados sólida de clientes e potenciais clientes. Para estes, mantenha uma constância no envio