Por que o cliente abandona o carrinho de compras?
É fato, cerca de 60 a 70% dos consumidores abandonam o carrinho de compras cheio de mercadorias nas lojas virtuais.
Esse é um desafio que todas as lojas online enfrentam e é preciso reflexão e estudo para entender o porque desse fenômeno e a partir dai partir para a solução adequada. Sem dúvida, generalizar aqui pode ser um erro, visto que cada tipo de comércio tem o seu perfil de público alvo e ações on e off line são necessárias para minorar esse tipo de problema.
Muitos varejistas monitaram os abandonos e tomam atitudes do tipo enviar um email "lembrando" o cliente de concluir a compra. Entretanto, nem sempre essa ação ocorre a contento, visto que alguns varejistas demoram entre 3 horas até 3 dias para envio do tal email.
O consumidor, idealmente deveria ser abordado até 30 minutos no máximo após o abandono, pois ele ainda estará envolvido com o processo de compra. Um incentivo em forma de desconto, brinde ou outra promoção qualquer pode ser o empurrão final para o fechamento da compra. Mas claro, essa prontidão exige do lojista uma logística complexa quem nem sempre esta a disposição, especialmente para o pequeno empreendedor.
Pesquisas mostram que um dos itens que mais provoca o abandono no momento do fechamento da compra é o valor calculado do frete. As vezes, dependendo do ticket médio do cliente uma boa saída é oferecer o frete grátis. Novamente lembrando que isso só deve ocorrer após um estudo das margens do varejista e também do relacionamento que este já tem com o cliente em questão. Se tratando de um consumidor frequente essa deveria ser uma boa prática adotada.
Enfim, monitorar os pedidos realizados, bem como os abandonados é o primeiro passo para evitar que muitas compras sejam abandonadas no meio do caminho e que haja quebra na receita do varejista. Em cima do monitoramento devem ser adotadas atitudes corretas de remarketing perante o cliente. Afinal, custa muito caro conseguir atrair um cliente, faze-ló comprar mas não finalizar.
Sr. Site
www.srsite.com.br
É fato, cerca de 60 a 70% dos consumidores abandonam o carrinho de compras cheio de mercadorias nas lojas virtuais.
Esse é um desafio que todas as lojas online enfrentam e é preciso reflexão e estudo para entender o porque desse fenômeno e a partir dai partir para a solução adequada. Sem dúvida, generalizar aqui pode ser um erro, visto que cada tipo de comércio tem o seu perfil de público alvo e ações on e off line são necessárias para minorar esse tipo de problema.
Muitos varejistas monitaram os abandonos e tomam atitudes do tipo enviar um email "lembrando" o cliente de concluir a compra. Entretanto, nem sempre essa ação ocorre a contento, visto que alguns varejistas demoram entre 3 horas até 3 dias para envio do tal email.
O consumidor, idealmente deveria ser abordado até 30 minutos no máximo após o abandono, pois ele ainda estará envolvido com o processo de compra. Um incentivo em forma de desconto, brinde ou outra promoção qualquer pode ser o empurrão final para o fechamento da compra. Mas claro, essa prontidão exige do lojista uma logística complexa quem nem sempre esta a disposição, especialmente para o pequeno empreendedor.
Pesquisas mostram que um dos itens que mais provoca o abandono no momento do fechamento da compra é o valor calculado do frete. As vezes, dependendo do ticket médio do cliente uma boa saída é oferecer o frete grátis. Novamente lembrando que isso só deve ocorrer após um estudo das margens do varejista e também do relacionamento que este já tem com o cliente em questão. Se tratando de um consumidor frequente essa deveria ser uma boa prática adotada.
Enfim, monitorar os pedidos realizados, bem como os abandonados é o primeiro passo para evitar que muitas compras sejam abandonadas no meio do caminho e que haja quebra na receita do varejista. Em cima do monitoramento devem ser adotadas atitudes corretas de remarketing perante o cliente. Afinal, custa muito caro conseguir atrair um cliente, faze-ló comprar mas não finalizar.
Sr. Site
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