Email Marketing - Como resgatar contatos inativos
As vezes com o passar do tempo, os nossos clientes que recebem nossos boletins informativos, de divulgação ou mesmo vendas, passam a perder o interesse e acabam por não abrir mais nossos emails.
De fato, a taxa de efetividade dos emails marketing costumam variar entre 0,5% a 5%. Esse é um dado genérico e que com certeza vai variar em virtude de múltiplas variáveis, sendo as principais o tipo do negócio e o tamanho do mercado em potencial.
O primeiro ponto a ser considerado é a respeito da sua base de dados. Quanto mais segmentada e direcionada ela estiver, menor tende a ser o grau de desinteresse e maior a taxa de abertura. Por certo, uma base que contenha em sua grande maioria mulheres casadas, acima de 30 anos com filhos pequenos de até 5 anos vai ser muito mais sensível aos emails de lojas e serviços direcionados a maternidade e a crianças. Por isso a importância das empresas montarem bases de dados a partir dos seus contatos diários com os clientes que entram em contato com a empresa seja através do site, da loja física ou por telefone e email. Nunca apele para bases de dados prontas, pois usando o exemplo acima, de que adianta uma loja de produtos infantis ter um cadastro de milhares de pessoas, sendo a maioria delas solteiras e sem filhos.
No processo de resgatar pessoas desinteressadas pelos seus emails, o primeiro passo é tentar avaliar qual a causa de tal desinteresse: conteúdo fraco ou mal produzido, envio excessivo de emails, entrega ruim, etc. Descoberta a causa principal do desinteresse por parte do contato, deve-se montar uma base paralela com os dados dessas pessoas que tem um motivo em comum. Dessa forma podem ser criados grupos de emails de pessoas que "nunca abriram" ou "nunca clicaram" por exemplo. Em cima desse grupo vamos criar ações específicas tentando captar a atenção e interesse.
Uma boa prática é tentar captar com esses desinteressados o que os faria ter mais interesse. Isso pode ser feito através do envio de emails personalizados focando em perguntas que os levem a nos revelar quais ações poderiam ajudar a despertar seu interesse. Um email como o que segue:
Assunto: Sentimos falta de você, ajude-nos a melhor nossa comunicação
Enquete: O que podemos oferecer a você que lhe possa ser útil:
Opção A ----------
Opção B ----------
Opção C ----------
Outra: ---------------------------------------------------------------
O tipo de e-mail acima nos permite captar o que é valor para o cliente, sobre a ótica dele e nunca sobre a nossa própria ótica. De qualquer forma em termos de volume a tendência é de que a quantidade de pessoas que respondam ao seu email será baixa, pois já se tratam de clientes que mostram certa inércia nos nossos contatos. De qualquer forma o que pretendemos aqui é ter qualidade e não quantidade. Um cliente que se manisfeste dentro desse grupo tem grande tendência de converter em vendas caso seja entregue o que ele esta pedindo. Logicamente, esse pedido deve ser condizente com a realidade da empresa e possível de ser entregue mantendo a lucratividade e rentabilidade esperada.
Uma outra estratégia seria tentar enviar emails diferenciados para os grupos de inativos. Se eles não clicam em uma mensagem que vários outros estão clicando significa que o conteúdo enviado não é de interesse deles. Parta da premissa que pessoas diferentes possuem gostos diferentes e muitas vezes basta uma mudança no enfoque para o mesmo assunto que as coisas passam a se encaixar.
Mudar a frequência e periodicidade de envio também pode funcionar. Alguns gostam de receber emails com dicas e promoções diariamente, já outros ficam saturados quando recebem mais de um email da empresa por semana.
Faça também testes com o desenho dos seus emails. O conteúdo sempre será o mais importante, mas algumas pessoas são mais sensíveis ao layout do que outras. Faça testes, coloque imagens associados a textos e vídeos.
Concluindo, resgatar os clientes inativos é uma atividade que deveria fazer parte do dia a dia de qualquer empresa, porém exige esforço e dedicação.
Sr. Site
www.srsite.com.br
As vezes com o passar do tempo, os nossos clientes que recebem nossos boletins informativos, de divulgação ou mesmo vendas, passam a perder o interesse e acabam por não abrir mais nossos emails.
De fato, a taxa de efetividade dos emails marketing costumam variar entre 0,5% a 5%. Esse é um dado genérico e que com certeza vai variar em virtude de múltiplas variáveis, sendo as principais o tipo do negócio e o tamanho do mercado em potencial.
O primeiro ponto a ser considerado é a respeito da sua base de dados. Quanto mais segmentada e direcionada ela estiver, menor tende a ser o grau de desinteresse e maior a taxa de abertura. Por certo, uma base que contenha em sua grande maioria mulheres casadas, acima de 30 anos com filhos pequenos de até 5 anos vai ser muito mais sensível aos emails de lojas e serviços direcionados a maternidade e a crianças. Por isso a importância das empresas montarem bases de dados a partir dos seus contatos diários com os clientes que entram em contato com a empresa seja através do site, da loja física ou por telefone e email. Nunca apele para bases de dados prontas, pois usando o exemplo acima, de que adianta uma loja de produtos infantis ter um cadastro de milhares de pessoas, sendo a maioria delas solteiras e sem filhos.
No processo de resgatar pessoas desinteressadas pelos seus emails, o primeiro passo é tentar avaliar qual a causa de tal desinteresse: conteúdo fraco ou mal produzido, envio excessivo de emails, entrega ruim, etc. Descoberta a causa principal do desinteresse por parte do contato, deve-se montar uma base paralela com os dados dessas pessoas que tem um motivo em comum. Dessa forma podem ser criados grupos de emails de pessoas que "nunca abriram" ou "nunca clicaram" por exemplo. Em cima desse grupo vamos criar ações específicas tentando captar a atenção e interesse.
Uma boa prática é tentar captar com esses desinteressados o que os faria ter mais interesse. Isso pode ser feito através do envio de emails personalizados focando em perguntas que os levem a nos revelar quais ações poderiam ajudar a despertar seu interesse. Um email como o que segue:
Assunto: Sentimos falta de você, ajude-nos a melhor nossa comunicação
Enquete: O que podemos oferecer a você que lhe possa ser útil:
Opção A ----------
Opção B ----------
Opção C ----------
Outra: ---------------------------------------------------------------
O tipo de e-mail acima nos permite captar o que é valor para o cliente, sobre a ótica dele e nunca sobre a nossa própria ótica. De qualquer forma em termos de volume a tendência é de que a quantidade de pessoas que respondam ao seu email será baixa, pois já se tratam de clientes que mostram certa inércia nos nossos contatos. De qualquer forma o que pretendemos aqui é ter qualidade e não quantidade. Um cliente que se manisfeste dentro desse grupo tem grande tendência de converter em vendas caso seja entregue o que ele esta pedindo. Logicamente, esse pedido deve ser condizente com a realidade da empresa e possível de ser entregue mantendo a lucratividade e rentabilidade esperada.
Uma outra estratégia seria tentar enviar emails diferenciados para os grupos de inativos. Se eles não clicam em uma mensagem que vários outros estão clicando significa que o conteúdo enviado não é de interesse deles. Parta da premissa que pessoas diferentes possuem gostos diferentes e muitas vezes basta uma mudança no enfoque para o mesmo assunto que as coisas passam a se encaixar.
Mudar a frequência e periodicidade de envio também pode funcionar. Alguns gostam de receber emails com dicas e promoções diariamente, já outros ficam saturados quando recebem mais de um email da empresa por semana.
Faça também testes com o desenho dos seus emails. O conteúdo sempre será o mais importante, mas algumas pessoas são mais sensíveis ao layout do que outras. Faça testes, coloque imagens associados a textos e vídeos.
Concluindo, resgatar os clientes inativos é uma atividade que deveria fazer parte do dia a dia de qualquer empresa, porém exige esforço e dedicação.
Sr. Site
www.srsite.com.br