E-commerce - Dicas para vender com segurança
Infelizmente nem todos os clientes que vão acessar seu site serão honestos. Isso é fato. Seja no mundo real ou no virtual todo empresário tem que conviver com a fraude.
Entretanto, existem medidas que podem ser adotadas pelo empresário para minimizar as fraudes eletrônicas. Mas o mais importante de tudo é que não seja criada uma burocracia excessiva que iniba os bons clientes, que na verdade representam historicamente mais de 90% dos e-consumidores.
Veja algumas dicas que facilitam a vida do seu consumidor e ao mesmo tempo criam uma segurança para sua venda online:
Facilite a vida do seu cliente - Não peça um cadastro imenso que vai desanimar os clientes a preencherem todas as informações e muitas vezes abandonar a venda no meio do processo. Solicite informações básicas e que possam ser checadas em orgãos de análise de crédito como CPF e Identidade. Pedir muito mais informação é desnecessário no momento do cadastro e pode dificultar a concretização da venda.
Contrate um parceiro que faça análise de risco. Geralmente os gateways de pagamento como Pagseguro, Bcach e outros já possuem em seus algoritmos técnicas de análise de perfil e monitoramento de riscos. Além disso caso o comprador seja um fraudador será responsabilidade desse intermediário fazer a cobrança, ficando o lojista livre desse ônus.
Monitore atentamente os cancelamentos. - De tempos em tempos verifique o histórico de cancelamentos da sua loja e veja se não esta perdendo clientes por conta de uma política de concessão de crédito restritiva demais.
Administre com mão de ferro o tempo de entrega da sua loja virtual. Nada pior para um cliente que a promessa de entrega não cumprida. Além disso, garantir entregas vai atrair sempre bons consumidores, reduzindo assim o risco de fraudadores atuarem no seu negócio.
Sr. Site
www.srsite.com.br
Infelizmente nem todos os clientes que vão acessar seu site serão honestos. Isso é fato. Seja no mundo real ou no virtual todo empresário tem que conviver com a fraude.
Entretanto, existem medidas que podem ser adotadas pelo empresário para minimizar as fraudes eletrônicas. Mas o mais importante de tudo é que não seja criada uma burocracia excessiva que iniba os bons clientes, que na verdade representam historicamente mais de 90% dos e-consumidores.
Veja algumas dicas que facilitam a vida do seu consumidor e ao mesmo tempo criam uma segurança para sua venda online:
Facilite a vida do seu cliente - Não peça um cadastro imenso que vai desanimar os clientes a preencherem todas as informações e muitas vezes abandonar a venda no meio do processo. Solicite informações básicas e que possam ser checadas em orgãos de análise de crédito como CPF e Identidade. Pedir muito mais informação é desnecessário no momento do cadastro e pode dificultar a concretização da venda.
Contrate um parceiro que faça análise de risco. Geralmente os gateways de pagamento como Pagseguro, Bcach e outros já possuem em seus algoritmos técnicas de análise de perfil e monitoramento de riscos. Além disso caso o comprador seja um fraudador será responsabilidade desse intermediário fazer a cobrança, ficando o lojista livre desse ônus.
Monitore atentamente os cancelamentos. - De tempos em tempos verifique o histórico de cancelamentos da sua loja e veja se não esta perdendo clientes por conta de uma política de concessão de crédito restritiva demais.
Administre com mão de ferro o tempo de entrega da sua loja virtual. Nada pior para um cliente que a promessa de entrega não cumprida. Além disso, garantir entregas vai atrair sempre bons consumidores, reduzindo assim o risco de fraudadores atuarem no seu negócio.
Sr. Site
www.srsite.com.br