A IMPORTÂNCIA DA REDUNDÂNCIA NA TECNOLOGIA PARA OS PEQUENOS EMPRESÁRIOS
Tem se tornado comum, ouvirmos casos de empresas, especialmente as pequenas que investem em tecnologia da informação e acabam ficando não mão quando um recurso falha e não existe um processo de contorno para resolver a situação.
Essa semana foi amplamente divulgado o caso da NET em São Paulo que ficou fora por 3 horas. O pequeno empresário deve ficar bastante atento ao adiquir esses pacotes ou "combos" onde são feitas vendas casadas de planos de internet , telefonia e TV a Cabo. Sem dúvida o custo total pode ser menor do que adiquir o serviço separadamente em diversos provedores. Entretanto, vamos ao lado mal da história. Assim como os antigos diziam "não coloque todos os ovos na mesma cesta", uma parada, ou mal funcionamento em um provedor de serviços pode comprometer toda a operação de uma empresa. No caso específico da NET, foram ouvidos vários relatos de empreendedores que ficaram com o telefone mudo, sem poder faturar, pois suas notas fiscais eram emitidas por um software hospedado em um servidor na nuvem (já falamos sobre a nuvem aqui no blog em outro post) e literalmente ficaram travados.
A conclusão obvia é de que deve haver um sistema redundante que garanta a continuidade da operação normal da empresa ou mesmo que minimize esse tipo de problema. Logicamente, quanto mais dependente da tecnologia a empresa for (e qual empresa não é hoje em dia), mais cuidados devem ser tomados com a redundância dos meios de informação. Assim, uma empresa que tem um telemarketing ativo e utiliza uma solução de voz sobre IP, deveria sem dúvida alguma ter mais de um provedor disponível, ainda que isso represente um custo fixo a mais mensalmente, porém, esse custo se torna marginal no momento em que o sistema sair fora do ar. Extrapolando, uma empresa pode ficar sem vender ou atender seus clientes por pura indisponibilidade. Pense em um consultório médico que tem um telefone da net e fica fora do ar por um dia. Basicamente, adeus consultas.
Resumindo é importante dimensionar corretamente os recursos tecnológicos da micro empresa, visando não só a continuidade da operação, mas principalmente a minimização da possíveis perdas por indisponibilidade de serviços
Sr. Site
Tem se tornado comum, ouvirmos casos de empresas, especialmente as pequenas que investem em tecnologia da informação e acabam ficando não mão quando um recurso falha e não existe um processo de contorno para resolver a situação.
Essa semana foi amplamente divulgado o caso da NET em São Paulo que ficou fora por 3 horas. O pequeno empresário deve ficar bastante atento ao adiquir esses pacotes ou "combos" onde são feitas vendas casadas de planos de internet , telefonia e TV a Cabo. Sem dúvida o custo total pode ser menor do que adiquir o serviço separadamente em diversos provedores. Entretanto, vamos ao lado mal da história. Assim como os antigos diziam "não coloque todos os ovos na mesma cesta", uma parada, ou mal funcionamento em um provedor de serviços pode comprometer toda a operação de uma empresa. No caso específico da NET, foram ouvidos vários relatos de empreendedores que ficaram com o telefone mudo, sem poder faturar, pois suas notas fiscais eram emitidas por um software hospedado em um servidor na nuvem (já falamos sobre a nuvem aqui no blog em outro post) e literalmente ficaram travados.
A conclusão obvia é de que deve haver um sistema redundante que garanta a continuidade da operação normal da empresa ou mesmo que minimize esse tipo de problema. Logicamente, quanto mais dependente da tecnologia a empresa for (e qual empresa não é hoje em dia), mais cuidados devem ser tomados com a redundância dos meios de informação. Assim, uma empresa que tem um telemarketing ativo e utiliza uma solução de voz sobre IP, deveria sem dúvida alguma ter mais de um provedor disponível, ainda que isso represente um custo fixo a mais mensalmente, porém, esse custo se torna marginal no momento em que o sistema sair fora do ar. Extrapolando, uma empresa pode ficar sem vender ou atender seus clientes por pura indisponibilidade. Pense em um consultório médico que tem um telefone da net e fica fora do ar por um dia. Basicamente, adeus consultas.
Resumindo é importante dimensionar corretamente os recursos tecnológicos da micro empresa, visando não só a continuidade da operação, mas principalmente a minimização da possíveis perdas por indisponibilidade de serviços
Sr. Site