PORQUE DIVULGAR SUA EMPRESA?
Uma coisa é certa no mundo empresarial: sem divulgação sua empresa morre!
Quanto mais conhecida uma empresa é, maiores são suas chances de vender e negociar. Divulgar tem tudo a ver com marca. Divulga-se uma marca, um conceito. Através da divulgação de uma marca, do fortalecimento de uma imagem, as vendas começam a ocorrer mais naturalmente.
Divulgar sua empresa envolve conhecer seu público alvo, criar uma linguagem apropriada a esse público e utilizar o meio adequado para divulgar.
Uma boa divulgação é aquela que permite ao potencial comprador associar sua imagem a uma necessidade específica. Veja o caso do sabão OMO. Muitas pessoas associam a imagem desse sabão em pó a lavar roupas. Entretanto, existem vários outros players nesse mercado, mas que nem sempre são lembrados. Talvez, o foco desses concorrentes tenha sido em um produto específico, diferente da marca OMO que divulga uma imagem, um conceito, que é associado em geral a limpeza, a solução de um problema.
Passar a mensagem correta para seu público alvo é o grande desafio. Hoje em dia todos nós somos expostos a uma enxurrada de imagens, textos, fotos, vídeos com o objetivo de captar nossa atenção. É comprovado que o cérebro humano não é capaz de reter nem a metade dessa quantidade toda de informações.
Hoje em dia, fica complicado para o pequeno empresário divulgar sua empresa sozinho, baseado nas suas próprias idéias. Paradoxalmente, a evolução dos meios de comunicação tornou o processo de comunicação mais simples e mais complexo ao mesmo tempo. É necessário que alguém fique focado unicamente na tarefa de entender, criar e comunicar as idéias e os conceitos que as empresas querem passar. É preciso contar com ajuda profissional.
Divulgar uma empresa não é tão simples como colocar um anúncio no jornal, ou imprimir milhares de panfletos e distribuir no sinal de trânsito. Antes de pensar no meio é preciso olhar para sua empresa com os olhos dos seus clientes. Nenhuma empresa hoje em dia pode se dar ao luxo de não conhecer seu público. Por isso, segmentar tornou-se a palavra da moda.
Uma outra consideração importante é que é preciso medir e acompanhar o resultado da divulgação. Afinal, o que não se pode medir, não pode ser melhorado. É impressionante como pequenos e médios empresários comprometem boa parte da sua verba com marketing e propaganda e divulgam seus produtos mas não fazem nenhum tipo de acompanhamento ou registro de qualquer métrica para saber se o dinheiro investido esta sendo bem investido ou não.
Enfim, divulgar sua empresa é essencial. Divulgação não é um processo separado do restante da empresa. E por fim, é necessário medir o resultado.
Uma coisa é certa no mundo empresarial: sem divulgação sua empresa morre!
Quanto mais conhecida uma empresa é, maiores são suas chances de vender e negociar. Divulgar tem tudo a ver com marca. Divulga-se uma marca, um conceito. Através da divulgação de uma marca, do fortalecimento de uma imagem, as vendas começam a ocorrer mais naturalmente.
Divulgar sua empresa envolve conhecer seu público alvo, criar uma linguagem apropriada a esse público e utilizar o meio adequado para divulgar.
Uma boa divulgação é aquela que permite ao potencial comprador associar sua imagem a uma necessidade específica. Veja o caso do sabão OMO. Muitas pessoas associam a imagem desse sabão em pó a lavar roupas. Entretanto, existem vários outros players nesse mercado, mas que nem sempre são lembrados. Talvez, o foco desses concorrentes tenha sido em um produto específico, diferente da marca OMO que divulga uma imagem, um conceito, que é associado em geral a limpeza, a solução de um problema.
Passar a mensagem correta para seu público alvo é o grande desafio. Hoje em dia todos nós somos expostos a uma enxurrada de imagens, textos, fotos, vídeos com o objetivo de captar nossa atenção. É comprovado que o cérebro humano não é capaz de reter nem a metade dessa quantidade toda de informações.
Hoje em dia, fica complicado para o pequeno empresário divulgar sua empresa sozinho, baseado nas suas próprias idéias. Paradoxalmente, a evolução dos meios de comunicação tornou o processo de comunicação mais simples e mais complexo ao mesmo tempo. É necessário que alguém fique focado unicamente na tarefa de entender, criar e comunicar as idéias e os conceitos que as empresas querem passar. É preciso contar com ajuda profissional.
Divulgar uma empresa não é tão simples como colocar um anúncio no jornal, ou imprimir milhares de panfletos e distribuir no sinal de trânsito. Antes de pensar no meio é preciso olhar para sua empresa com os olhos dos seus clientes. Nenhuma empresa hoje em dia pode se dar ao luxo de não conhecer seu público. Por isso, segmentar tornou-se a palavra da moda.
Uma outra consideração importante é que é preciso medir e acompanhar o resultado da divulgação. Afinal, o que não se pode medir, não pode ser melhorado. É impressionante como pequenos e médios empresários comprometem boa parte da sua verba com marketing e propaganda e divulgam seus produtos mas não fazem nenhum tipo de acompanhamento ou registro de qualquer métrica para saber se o dinheiro investido esta sendo bem investido ou não.
Enfim, divulgar sua empresa é essencial. Divulgação não é um processo separado do restante da empresa. E por fim, é necessário medir o resultado.